domingo, 13 de maio de 2012

CABECEIRAS DE BASTO

Sábado, 12 de Maio 2012, 7.30h da manhã. Toda a gente compareceu à hora prevista. Uma vez engatado o atrelado e acondicinadas as bikes partimos em direção à aventura, Cabeceiras de Basto.
O percurso previamente estudado pelo Filipe tinha como prato forte da parte da manhã, subir, subir, subir e subir....apesar disso as fantásticas paisagens e pequenas aldeias faziam esquecer o plano inclinado.
Quer dizer, o To-Zé passou um mau bocado apesar da sua força de vontade. Depois de tanto subir, uma súbita perda de orientação junto ás ventoinhas, acabou por nos fazer perder algum tempo, num local onde não existia rede nem satélites para colocar a tecnologia ao serviço do grupo. Ainda antes disso, em terras de ninguém e no meio do nada, vislumbramos duas fémeas bem bonitas para gaudio de pessoal que não perdeu a oportunidade de trocar um piropos. Ora, devido ás dificuldades de mobilidade do peso pesado da expedição foi preciso dar uma ajudinha, passado pela estafeta de empurrão até à técnica da câmara de ar utilizada para reboque. O rebocador de serviço foi john, qual assistência em viagem. Uma vez lá em cima foi vislumbrada à distâcia uma pick-up, a qual viria a ser preponderante no transporte do Tó-Zé até muito perto do local onde estava marcado o repasto ( num restaurante bem simpático paredes meias com o nariz do mundo). Nessa altura estavamos a 5 km do banquete. Finalmente chegamos ao local. Um almoço fantástico onde não faltou nada (entradas, refeição, bebidas, sobresa, café e digestivo). Impossivel arranjar defeitos. Para regar as diversas qualidades de chouriço e presunto, seguidos dumas costelinhas e nacos de carne deliciosos, tivemos um tinto de deixar qualquer um de rastos. A sobremesa de bolo e rabanadas completavam o menu. Também não faltou o café e o bagaço, pondo um ponto final na tainada.
A segunda parte do dia reservava-nos 16 km de descidas alucinantes a fazer alucinar quase todo o grupo, tanta foi a adrenalina vivida durante o percurso até ao centro de Cabeceiras de Basto.
Estava concluido um dia extraordinário. Chegava a hora de carregar novamente as bikes. Num total foram cerca de 52 km, podiam ter sido mais mas a verdade é que no final todos estavam satisfeitos. Antes ainda de arrancar, ouve tempo para mais uma "bejéca" já que o calor era tremendo. A propósito de calor, foi um dia em que os termómetros atingiram oa 36 graus, deixando-nos com um escaldão daqueles.
É sem dúvida um passeio a repetir. Falta apenas agredecimento ao Filipe, mentor deste dia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário