Este ano decidimos fazer o habitual passeio a Santiago Compostela pela “ Via de la Plata”. Depois de as três edições anteriores terem sido realizadas pelo “Caminho Português” estava na altura de experimentar algo diferente.
Esta edição foi diferente das anteriores em tudo, até porque parte do grupo saiu mais cedo e fez em três dias resolvendo pedalar até Verin (local onde estava agendado o ponto de partida) e os restantes seguiriam no final do dia para se juntar ao primeiro grupo.
PRIMEIRO DIA
Ora, para o primeiro dia (sexta-feira 28 ) a ementa era constituída apenas por estrada. A partida logo pela manhã em direcção aos Pisões, local escolhido para almoçar, ocorreu a bom ritmo com o tempo a ajudar já que o calor não se fez sentir, muito pelo contrário.
Com a chegada à barragem chegava também um merecido descanso e a pausa para almoço. A refeição, excelente e barata num local bem bonito, serviu para retemperar forças para o resto do trajecto até Verin. Houve até direito a um bagacinho para ajudar á digestão. O melhor do dia estava para vir com a passagem por locais fantásticos e verdejantes, aldeias que parecem ter parado no tempo a fazer esquecer a azáfama das cidades. É sem dúvida outro Portugal aquele que encontramos até cruzar a fronteira.
Daí até ao ponto de chegada (Verin) separavam-nos cerca de 24 km. Local onde foi passada a primeira noite com o restante grupo que chegou por volta das 21.00h.
A terminar este primeiro dia apenas uma chamada de atenção para o local do jantar, aconselhado pelos colegas que vieram à frente, foi abaixo das expectativas já que o “camarero” parecia diferente. Mas isso…..o pior é que trocou os menus pedidos, influenciando e de que maneira o rendimento de alguns elementos do grupo no dia seguinte.
Contrariamente a todos os receios iniciais, conseguimos dormida no albergue dos peregrinos poupando alguns euros. Apesar de ser dos mais fracos que já dormimos, com poucas condições deu para passar a noite e carregar baterias para o dia seguinte.