segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FINALMENTE SOL

Coisa rara nos últimos tempos, finalmente brindou-nos com a sua aparição. Estavam a pensar que era o quê? O sol claro, até porque não apareceu ninguém de novo para se juntar ao grupo ou então alguém que já não levante o “cú” da cama cedo ao domingo de manhã há muito tempo.


Bem, voltando ao passeio de domingo foi com grande alegria que podemos constatar bem cedo que o céu se encontrava completamente azul antevendo uma manhã incrível para a prática do BTT. Ora, como tem acontecido nos últimos tempos os trajectos escolhidos em assembleia-geral durante a semana têm sido cumpridos à risca e este não foi excepção. Também, diga-se em abono da verdade, não havia razão para protestos já que o itinerário incluía uma passagem pela Montanha de Penha. Foi precisamente na descida para Abação que surgiu o primeiro problema mecânico do dia na bike do “Tintas”, uma avaria nas roldanas (em francês roletes) do desviador traseiro obrigaram à primeira paragem forçada, e, logo a descer. Ora como não há nada que não se resolva, foi ver o John a despejar o seu camelback na tentativa de encontrar a ferramenta necessária para a resolução do problema. Voilá, um alicate (em francês não sei como se diz). O mais caricato da situação é que vi sair as coisas mais incríveis daquela mochila e naturalmente não as irei aqui descrever. Posto isto, e depois do XTR completamente arranhado devido às pontas do alicate lá conseguimos prosseguir o nosso trajecto rumo ao S. Bento das Pêras onde merendamos e o Machado aproveitou para fazer umas fotos artísticas.

De papo cheio arrancamos em direcção ao Lijó mas desta vez numa variante (estava tentado a dizer mais soft) mais alargada e bem inclinada com passagem pelos Carvalhos. O interessante da passagem pelo Lijó é descida que se segue até Nespereira onde à chegada o Luís se estampou num valente rego batendo com os costados na terra.

Para terminar faltava mesmo a subida às Srª(s) dos Monte, até aqui tudo normal, não fosse o Magalhães (que queria ter ido ao rojão) resolver atacar o monte por uma parede vertical a fazer tirar o fôlego a alguns. Passados que estavam os obstáculos mais difíceis o regresso a casa fez-se calmamente na paz do senhor.

E venha o próximo, nunca mais é domingo.

P.S. : Escapou-me o malho do Magalhães, quase era degolado por um tronco atravessado no caminho e a égua da barinho em plena descida na Srª(s) do Monte passando por cima do guiador.








sábado, 23 de janeiro de 2010

HÁ VIDA PARA ALÉM DO BTT

Ora, não é que esta noticia tenha na sua totalidade a ver com a malta do BTT mas em parte sim. Ao domingo há BTT e à sexta há futebol. Sendo assim aqui ficam algumas imagens do jantar de ontem à noite. No final era vê-los que nem CARROÇAS.
E viva lá vida.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

AINDA O CASO DA CABRITA

Regressamos ao local na tentativa de descobrir a verdadeira identidade do animal. Tivemos oportunidade de fotografar esta espécie. Falta apenas confirmar se na altura do salvamento tinha colocado o aparelho nos dentes.



Mas, existe sempre a possibilidade de também ser esta cabrita: Clicar aqui

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O VERDADEIRO HEROI

Depois de no passado domingo, no final do habitual passeio domingueiro, o nosso companheiro Machado ter evitado o afogamento de uma ovelha bebe num dos lagos do Parque da Cidade, mediante a passividade dos presentes tornando-se assim num verdadeiro heroi, fomos já no decorrer desta semana visitar o animal afortunado. Podemos constatar in-loco que o referido animal se encontrava feliz e em perfeito estado de saúde depois do acto de coragem do nosso companheiro. Após tal acto de bravura, pondo mesmo em causa a sua integridade fisica, temos apenas a lamentar a falta de coragem de quem lá passou anteriormente e a passividade dos presentes não fazendo o minimo esforço para salvar o animal. Ainda tentamos o contacto com o responsável pelo quadrupede menor na tentativa de obter alguma explicação lógica para a situação vivida no local mas sem sucesso.
Devido a não existirem registos fotográficos do respectivo salvamento ficam aqui as fotos feitas à posteriori do animal.



Aqui está ela feliz e contente

domingo, 17 de janeiro de 2010

HÁ COISAS FANTÁSTICAS NÃO HÁ?

Há alturas em que é difícil encontrar adjectivos para caracterizar o sentimento de satisfação com que se chega ao final. Este passeio de domingo é o mais real exemplo disso mesmo. É um trajecto que dá um enorme prazer fazer, tanto mais que o clima dos dias anteriores deixou o terreno muito empapado e pesado, devido ao número de subidas prolongadas que o compõe sem esquecer os fantásticos “single tracks”. Estávamos menos que o habitual (8) por certo devido à incerteza o tempo. Ameaçou chuva logo nas primeiras horas mas a coisa compôs-se, apenas alguns chuviscos e muita humidade à mistura. De resto estiveram todos à altura do trajecto, mesmo o Filipe que ainda pensou vir embora mais cedo, concluindo os 51 km do percurso em grande estilo.




Que figurinha

Todos à partida

Na subida à Srª da Saúde







Na Falperra

A caminho do Sameiro

Chapinhar na água

e depois a pousar para a foto

estes também

e mais estes

É só vaidosos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

UM ANO DEPOIS VOLTAMOS A ANDAR COM NEVE


O programa previamente estipulado foi cumprido escrupulosamente apesar de a partida ter sido feita com um ligeiro atraso. Fossem todos esses os problemas. Curiosamente o passeio acabou por ser debaixo de neve, mesmo que em pouca quantidade, à semelhança do que aconteceu precisamente há um ano atrás. A previsão para este domingo era de chuva fraca mas devido às baixas temperaturas que se faziam sentir a queda de neve era inevitável.
Os dois montes que faziam parte do percurso, por sinal com subidas bem inclinadas, acabaram por ser tarefa fácil devido à boa forma generalizada do grupo. Desta forma o divertimento apoderou-se do grupo até porque não é todos os dias que neva em Guimarães. Sentimos a falta do “Barbas”, que esta manhã não nos pôde dar o prazer da sua companhia devido a um desarranjo intestinal que o impediu de comparecer como habitualmente. Preferiu a companhia da sanita lá de casa (eheheh). As rápidas melhoras.
Para a história fica o registo de mais uma manhã bem passada com alguns momentos hilariantes, nomeadamente uma queda do Magalhães bem engraçada.  Uma palavra também para esse "animal" das bicicletas ( Paulo) que hoje resolveu vir andar connosco.
A Montanha da Penha esteve assim.


No topo do primeiro monte

brincadeira à mistura

Está com a varicela

É sempre o mesmo vaidoso

olha pra eles!!

Começava a cair a primeira neve

e as fotos da praxe

ninguém quis ficar de fora

há quem goste de estar sozinho

olha o Martins

em homenagem ao john

trocaste-nos por uma sanita

no topo do segundo monte

aí está ela

a neve....